Casamento

Como planejar um casamento ao ar livre?

casamento ao ar livre

Os amantes da natureza e da vida ao ar livre podem ter cerimônias de casamento absolutamente perfeitas. No entanto, é preciso saber como planejar um casamento ao ar livre de forma correta, pois podem ocorrer chuvas no dia, o que transformaria seu dia especial em um verdadeiro pesadelo.

Atualmente, casar ao ar livre vem se tornando tendência forte no Brasil por uma série de fatores como, por exemplo, a natureza exuberante, a qual seria um enorme desperdício não aproveitá-la no grande dia.

Além disso, os brasileiros estão muito apaixonados por casar ao ar livre, pois cada vez mais este formato vem se fazendo presente, rendendo fotos lindas. Porém, exige um cuidado ainda maior e algumas medidas são essenciais para garantir o conforto dos convidados.

Assim, os casamentos realizados ao ar livre são muito lindos e românticos, pois a cerimônia e a festa podem ser feitas no campo com a natureza ao redor ou em volta da piscina. Mas, é necessário que se tenha muitas dicas valiosas, pois conseguir reunir todos os detalhes nem sempre é uma tarefa fácil de realizar.

 

Planejando um casamento ao ar livre

casamento ao ar livre

O local

Escolha um local que atenda bem suas necessidades e desejos, sendo que os melhores locais ainda permitem que você use um espaço coberto em último caso. Alguns exemplos são: as adegas, que são locais muito românticos, que geralmente incluem uma tenda, um gazebo e um local coberto para o jantar de recepção; as estalagens e retiros, que normalmente estão presentes em quase qualquer lugar, e fornecem áreas impressionantes para casamentos ao ar livre, bem como áreas cobertas; os grandes jardins urbanos, onde muitos deles possuem um solário, além de áreas cobertas; e uma grande tenda, pois caso o seu orçamento esteja apertado, mas você tenha um jardim amplo, uma tenda é a melhor opção.

Pense nos detalhes

Invista sempre nos itens corretos para garantir um casamento romântico ao ar livre como, por exemplo: os aquecedores ou lâmpadas de aquecimento, os quais são ideais para casamentos de outono e primavera; a tenda, que é considerado um item chave, caso não haja outra área coberta no local escolhido; os banheiros, onde muitas empresas fornecem este tipo de serviço, e alguns banheiros externos podem ser mais agradáveis do que você imagina. Alguns ainda são melhores que banheiros de restaurante; e o gerador ou fonte e energia adequada, pois, geralmente, conectar cabos elétricos a uma rede residencial não é o suficiente. Assim, certifique-se de ter um gerador ou outra fonte de alimentação confiável.

O ambiente 

Use os acessórios certos para tornar seu casamento ao ar livre encantador, pois muitas vezes, são os acessórios que tornam o casamento inesquecível para os convidados. Algumas ideias incluem: as luzes de jardim e lanternas de pátio para cerimônias noturnas; as flores da estação; as flores e velas flutuantes, dispostas em piscinas ou grandes bacias; e as câmeras para tirar suas próprias fotos do casamento.

O clima 

Além disso, prepare-se para qualquer clima, pois a chuva é apenas uma das possíveis complicações. Também há o calor extremo, a umidade, mosquitos e quedas repentinas de temperatura. Com isso, escolha o local certo para evitar estas preocupações ao máximo e sempre tenha a possibilidade de mover a cerimônia para um local coberto.

Estrutura simples

Outra dica importante para fazer um casamento ao ar livre é saber que não é necessária uma estrutura muito complicada. O ideal é ter um espaço para o altar, que permita aos fotógrafos e cinegrafistas fazerem o seu trabalho, por isso, ele não pode ser muito pequeno. Outra coisa é com relação à música ao vivo, pois instrumentos, principalmente os de corda sofrem muito com o sereno e o sol, com isso, eles precisam de um local protegido para tocar.

 

Portanto, os casamentos ao ar livre são sempre muito românticos e os preferidos pelos fotógrafos. Mas, não deixe de preparar tudo com muita atenção para que nada atrapalhe o seu dia. Por isso, é importante entender todos os passos de como planejar um casamento ao ar livre.