casar e respeitar os rituais da sua religiao

Como casar respeitando os rituais da sua religião

Noivas

O dia do casamento é um momento muito esperado por muitas pessoas. Entre os detalhes, há um que precisa ser bem pensado, a cerimônia. Em um país como o Brasil, rico em crenças e tradições, existe várias formas de celebrar esse momento único na vida do casal. E com isso, muitas pessoas desejam saber como casar respeitando os rituais da sua religião.

 

A cerimônia

A cerimônia de casamento é um ritual que existe em praticamente todas as religiões e crenças. Em geral, a intenção do casamento religioso é oficializar uma união. Perante a família, os amigos e a igreja de que se faz parte, pedindo a Deus ou entidade espiritual maior da religião em questão, que abençoe o casal com felicidade, saúde e prosperidade.

Dentro dessa perspectiva, cada religião possui ritos próprios. Todos repletos de simbolismo, significados e intenções, que envolvem o celebrante, os noivos, a família e os convidados presentes.

Muitas vezes, esses cultos também dão abertura a personalizações que seguem a criatividade do casal até os limites dos dogmas, das condições financeiras ou do bom senso.

religião no casamento

 

Rituais da religião

Atualmente, existem inúmeros rituais de casamento, onde a diversidade une pessoas. Os sentimentos ultrapassam costumes e conquistam uma intensa e emocionante vida a dois. Por isso, muitos casais desejam saber como casar respeitando os rituais da sua religião.

Casamento católico

O casamento pode ser realizado somente depois dos proclames. Onde ocorre a comunicação obrigatória que o padre faz por três domingos consecutivos durante a missa na igreja que os noivos escolheram.

Assim, a celebração pode acontecer dentro dos três meses seguintes, caso não apareça nenhuma objeção. Outra exigência é a apresentação da certidão de batismo de ambos.

A cerimônia é celebrada pelo Padre e pode ser com missa ou não, sendo opcional aos noivos receber a comunhão. Durante a celebração, o casal permanece em pé, em frente ao sacerdote que conduz o sacramento. As citações bíblicas fazem menção à criação do homem e são lembradas passagens do Evangelho sobre a união entre homem e mulher instituída por Deus.

A aliança é colocada na mão esquerda juntamente com a promessa de fidelidade, ajuda mútua, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Após a troca de alianças, há a bênção de todos sobre os noivos.

Por fim, depois que o padre os declara marido e mulher perante as leis de Deus, os noivos beijam-se e cumprimentam os pais e padrinhos.

Casamento Anglicano

Por ser um segmento da religião católica, seguem rituais semelhantes. A Igreja Anglicana celebra casamentos, de preferência no templo, mas também fora, onde for mais adequado aos noivos.

Além disso, celebram-se casamentos de pessoas solteiras e divorciadas, uma vez cumpridas às exigências legais e da Igreja. Para ambos os casos existe um acompanhamento pastoral com o Reverendo, combinado entre as partes para que possa ser cumprido com tranquilidade.

Esse se faz necessário, inclusive, para se montar o processo matrimonial. Após esse acompanhamento, conforme agenda, marca-se a data.

Casamento evangélico

É semelhante ao casamento católico, pode ser feito na igreja ou em espaço para festas, conforme a vontade dos noivos. A cerimônia é celebrada pelo pastor ou ministro, que recebe o casal, fala sobre o casamento que incentiva o casal a ter Deus no centro do relacionamento, buscando uma vida de virtude e união.

Após o sermão, são feitas orações, a promessa dos noivos e a entrega das alianças. Depois os noivos se ajoelham e recebem a oração e a benção.

Casamento ortodoxo

A cerimônia ortodoxa tem a maior parte cantada. A cerimônia é dividida em duas partes, a união do casal e a coroação.

A disposição no altar é a mesma da igreja católica, porém, as diferenças de outras celebrações são as alianças, que já estão no altar quando a noiva entrar na igreja. Além disso, as alianças são colocadas nos dedos dos noivos pelo próprio sacerdote, após serem abençoadas.

Você já escolheu seu buquê para o casamento? O formato do buquê é importantíssimo na hora da escolha, então dá uma lida no nosso post Formato do buquê: Saiba qual é o ideal para você.

Para muitas pessoas é sempre importante saber como casar respeitando os rituais da sua religião. Com isso, muitos noivos, além das opções acima, podem escolher cerimônias ecumênicas. No caso da união entre religiões cristãs e não cristãs, os padres ou responsáveis se unem para celebrá-las juntas. Assim, respeitando os preceitos e rituais de cada uma.

Gostou? Compartilhe 🙂

3

A Belo Bouquet desde 2014 já vendeu seus itens para mais de 250 noivas em todo o Brasil. Confeccionamos buquês artificiais, entre outros itens para casamento. Visite nossa loja:

Quer receber as melhores dicas para seu casamento? Inscreva-se em nossa newsletter :)